Mas afinal, o que abrange a acessibilidade?
- manuarq

- 5 de ago. de 2014
- 2 min de leitura
Quando se fala de acessibilidade logo vem na mente a imagem de portadores de deficiência física, no entanto, a acessibilidade vai além das deficiências físicas (motora, auditiva, visual e mental) existem também as temporárias. Qualquer um está sujeito a passar por alguma complicação que leve à limitação da mobilidade, por exemplo, uma pessoa que sofreu um acidente, uma grávida, pessoa obesa, carregando criança no colo, com carrinho de bebê, com malas e até mesmo em decorrência do envelhecimento.
Existem diversas barreiras que tornam os ambientes inacessíveis, seja para se deslocar, comunicar, utilizar equipamentos e serviços públicos e etc. Todo o ser humano com e sem limitação necessita de acessibilidade.
O Brasil tem cerca de 15 normas técnicas que ditam como devem ser desenvolvidos os projetos de acessibilidade. A Constituição Brasileira (1988) assegura o direito de igualdade a todos os cidadãos independente da deficiência [...], por isso, a acessibilidade é essencial, além de garantir melhor qualidade de vida às pessoas. Seu uso é fundamental na arquitetura.
O arquiteto implementa medidas apropriadas nos projetos, tendo como referência básica as normas ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). Para minimizar os riscos, tornar o espaço flexível ao uso de todos, eliminar os obstáculos e permitir que o usuário possa se locomover de forma independente emprega-se o desenho universal que garante a utilização funcional e segura.
Algumas dicas de como melhorar a acessibilidade em casa com baixo custo: - A cama deve ter altura que permita estar sentado e apoiar os pés no chão e para cadeirantes é ideal que tenha a altura da cadeira de rodas para facilitar a transição da cadeira para a cama;
- Os armários com portas de correr não interferem na área de circulação e com altura que não necessite esforço para pegar objetos;
- A circulação deve ser a mais livre possível; - Os pisos antiderrapantes em áreas molhadas e pisos emborrachados em áreas de playground evitam acidentes;
- Dentro do box do banheiro pode ser acrescentado um banco e barras de apoio;
- As maçanetas do tipo alavanca devem ser a preferência pois facilitam abrir, maçanetas redondas não são acessíveis.
O uso de novas tecnologias disponíveis no mercado também contribuem conforme as necessidades de inclusão. Veja alguns exemplos:

Não deixe de assitir este vídeo da Mostra "Casa Acessível".




















Comentários